domingo, 4 de janeiro de 2015

''PRÍNCIPE CASPIAN'', DO C.S.LEWIS

Título original: Prince Caspian
Ano de lançamento: 1951
Número de páginas: 215
Editora no Brasil: Martins Fontes

Publicado originalmente em 1951 - ''Príncipe Caspian'' foi o segundo volume publicado da série ''As Crônicas de Nárnia'', apesar de ser o quarto livro a ser lido em ordem cronológica. Mais uma vez lembrando QUE as crônicas foram escritas PARA CRIANÇAS, então, não queiram julgar a escrita do livro como um adulto.

Nesse quarto episódio as crianças - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia acabam voltando para a terra de Nárnia para ajudar o tal príncipe Caspian do título. Chegando lá as crianças se deparam com uma Nárnia 1.400 anos a frente de seus antigos reinados (contados no segundo volume, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) e descobrem que com a chegada do homem, Nárnia se tornou um caos. Há muito tempo atrás, antigos piratas descobriram uma ilha no Oceano Pacífico onde no fundo de uma caverna existia uma passagem, esses piratas então chegaram as terras de Telmar - um reino vizinho de Nárnia, e aos poucos foram tomando as terras, até que os animais perdessem a fala, os espíritos das árvores se escondessem e fez até o grande Aslam se ''aposentar''. Agora Nárnia é comandada pelo rei Miraz, que roubou o trono de seu sobrinho - Caspian, o verdadeiro rei de Nárnia (no momento). Quando Caspian descobre que o tio irá mata-lo ele foge para as montanhas, onde encontra um grupo de animais rebeldes que o ajudam a formar um exército para combater a tirania do tio, que usurpou seu trono. Com a ajuda de um trompa mágica, Caspian pede auxílio as crianças, que outrora já foram reis e rainha daquelas terras.

''Príncipe Caspian'' é infinitamente superior ao terceiro volume, o chatinho ''O Cavalo e seu Menino'' e dos quatro volumes anteriores este é o mais maduro e tenso. Assim como os demais volumes, é possível perceber o conteúdo religioso ali abordado em meio a trama. O fato das pessoas terem perdido a fé em Aslam (que é retratado como Jesus aqui) e o pacto com a Feiticeira Branca são alguns exemplos. Mas você só irá perceber isso se ler atentamente.

Mais uma vez recomendo a vocês um livro da série ''As Crônicas de Nárnia'', e quem - assim como eu, estiverem lendo (ou pretendem ler) o Volume Único, não se deixem desanimar pelo terceiro livro, ''Príncipe Caspian'' promete dar a série novos ares.


 ''- Levanta-se príncipe - disse Aslam. - Sente-se forte o bastante para reinar em Nárnia?
- Bem, não sei - respondeu Caspian. - Na verdade, não passo de um garoto.
- Muito bem, meu jovem - replicou Aslam. - Se me dissesse que tinha certeza, seria prova de que não estava apto a reinar.''


Nenhum comentário:

Postar um comentário