sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

''O FESTIM DOS CORVOS'', DE GEORGE R.R.MARTIN

Título original: A Feast For Crows
Ano de lançamento: 2005
Número de páginas: 644
Editora no Brasil: Leya

Programado como um único livro, a editora de Martin optou por dividir o quarto livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo em dois volumes devido ao número de páginas, o primeiro seria ''O Festim dos Corvos'' seguido por ''A Dança dos Dragões''. O autor então teve duas opções em relação a edição de ambos volumes, o primeiro seria relatar o começo da história de todos os personagens e terminar o Vol 4. sem final, a outra seria, separar os personagens em arcos e dividir seus pontos de vistas em ambos os livros. Martin optou com relatar apenas os pontos de vistas de Sam, Arya, Sansa, Brienne, Cersei e Jamie no livro 4, deixando os arcos dos outros personagens para o Vol 5.

NA MINHA OPINIÃO, ''O Festim dos Corvos'' foi o livro mais fraco da série até aqui, achei que pouco coisa realmente importante aconteceu e existem capítulos e mais capítulos desnecessários (embora não cabe a mim julgar essa parte).

(SPOILERS SOBRE O VOLUME 3 - A TORMENTA DE ESPADAS) Para quem já leu o terceiro volume, sabe que o livro dá um gancho totalmente emocionante para o próximo, embora não é bem isso que acontece aqui. Após a morte de Lorde Tywin - assassinado pelo seu próprio filho, o Duende - o peso de governar Porto Real cai sobre os ombros de Cersei, que tenta proteger o jovem filho - o Rei Tommem a todo custo. Cersei ganha mais destaque nesse quarto livro, e descobrimos um pouco suas fraquezas tal como sua perversidade em relação a seus súditos. 


 Ao norte na Muralha, Jon Snow manda seu companheiro Sam e sua amiga Goiva para Vilavelha na esperança de mantê-los longe de uma guerra que parece estar cada dia mais perto.

No Sul, na ensolarada Dorne, as Serpentes de Areia planejam vingança depois da morte de seu pai, o Víbora Vermelha, morto em combate em Porto Real.

Do outro lado do mar, em Braavos, Arya passa por um longo treinamento na esperança de ficar mais forte, enquanto se encontra dentro de uma seita do Deus De Muitas Faces.

Nas Ilhas de Ferro é formada uma assembléia para decidir quem ocupará o trono nas ilhas de Pyke, após a morte de Balon Greyjoy no terceiro volume. Com o príncipe Theon prisioneiro no Forte do Pavor, a princesa Asha tenta a todo custo ganhar sua aprovação para governar as ilhas.

Sansa e Mindinho - agora ''senhores'' do Ninho da Águia seguem tentando encobrir a verdade sobre a morte de Lysa, enquanto passam por maus bocados ao lado do pequeno rei Rob.

Brienne e Podrick seguem seu caminho a procura de Sansa pelos arredores do Trindente, mas as coisas começam a ficar sombrias quando vários corpos são encontrados enforcados em árvores ao longo da estrada, segundo alguns boatos: A Senhora Coração de Pedra está por perto.

Apesar de ser o volume mais fraco, tenho grandes esperanças de que o quinto volume - A Dança dos Dragões - possa superar o terceiro livro, até agora - o melhor e mais emocionante da série.


Um comentário:

  1. Esse livro é muito bom, adorei. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do Game of Thrones 7 , estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Ancho que esta nova temporada é muito emocionante. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir