quinta-feira, 23 de julho de 2015

''PONTE PARA TERABÍTIA'', DE KATHERINE PATERSON

Título original: Bridge To Terabithia
Ano de lançamento original: 1977
Ano de lançamento no Brasil: 2006
Tradução de: Ana Maria Machado
Número de páginas: 160
Editora no Brasil: Salamandra

''Escrevi este livro para meu filho
David Paterson, mas depois que
ele o leu pediu que eu pusesse o nome da Lisa
também nesta página, e estou pondo.

Para David Paterson e Lisa Hill, banzai.''

Eu já comentei em algum outro post aqui no blog o quanto fico ''encafifado'' (vocês conhecem essa palavra? haha) com os nomes mencionados nas dedicatórias dos livros. Eu corro para o Google e começo a investigar aqueles nomes, tento conhecer um pouquinho mais sobre essas pessoas que mereceram ter seus nomes estampados antes da história começar. E fico feliz em saber que essas pessoalmente realmente existiram e que - de alguma forma, serviram de ''inspiração'' para determinada história.

Eu queria lhes contar mais sobre o que descobri sobre a Lisa Hill aqui, mas, não conseguiria fazer isso sem acabar dando algum SPOILER sobre o livro. O que vocês precisam (precisam mesmo?) por enquanto é que o David Paterson citado era filho da autora que escreveu este belíssimo livro chamado ''Ponte para Terabítia'', o livro foi escrito na forma de consolar a dor do filho quando ele tinha apenas oito anos de idade. No final desta resenha eu resolvi incluir um link (para quem entende inglês e for curioso, assim como eu) onde vocês poderão conhecer um pouquinho mais sobre Lisa Hill e como ela serviu de inspiração para este livro!

Eu conheci ''Ponte para Terabítia'' através de um amigo, que me emprestou o DVD do filme (lançado em 2007) quando eu estava entrando para o Ensino Médio. Resolvi tirar uma tarde para assistir o longa sem grandes expectativas, e quando começaram os créditos finais eu tinha certeza que levaria aquela história comigo para o resto da vida. Não estou dizendo que este seja O MELHOR FILME QUE EXISTE NO MUNDO, mas ele trás uma mensagem muito bonita sobre amizade, amor, infância e fidelidade.

Anos mais tarde eu tive a oportunidade de ler o livro escrito pela americana Katherine Paterson e passei a recomenda-lo para crianças que estão pensando em começar a se aventurar no mundo dos livros, já que a escrita de Paterson é fácil e ágil - recomendo o livro mesmo para aqueles que tem um inglês básico/intermediário já que a escrita é bem simples.

''Ponte para Terabítia'' começa nos apresentando o protagonista Jess Aarons, um menino que está cursando a quinta série e é o corredor mais rápido da turma. Ele mora com sua família bem pobre no interior dos Estados Unidos e passa suas tardes treinando corrida por entre os campos de sua casa. Só tem uma coisa que Jess ama mais do que correr e desenhar: sua professora de música, Miss Edmunds por quem Jess tem uma paixão platônica. Para dizer a verdade, Jess não tem amigos, e suas irmãs e colegas de sala passam a maior parte do tempo ''pegando no seu pé''.

Até que Jess conhece Leslie Burke, sua nova colega de sala que acabou de chegar de uma cidade grande para desfrutar dos prazeres da vida no campo (segundo seus pais) e tem um grande talento para corrida, assim como Jess. Mas a maior qualidade de Leslie é sua imaginação, filha de pais escritores a menina vive no ''mundo da lua''.  Um dia, enquanto brincavam perto de um riacho seco, Leslie e Jess encontram uma velha macieira com uma corda amarrada e Leslie - afim de estimular o lado criativo de Jess - explica que aquela é uma ''corda mágica'', que pode leva-los à um outro mundo: Terabítia.

P.S: Leslie era muito fã dos livros de C.S.Lewis, acredito que o nome Terabítia tenha vindo do nome Terebínthia, uma ilha de Nárnia citada no livro ''A Viagem do Peregrino da Alvorada'' (resenha deste livro aqui)

              '' - Feche os olhos, mas deixe a mente bem aberta.''

A partir de então Leslie e Jess começam a se aventurar neste mundo criado por eles do outro lado do riacho, um mundo mágico onde eles possam fugir dos maus tratos dos colegas e da dura realidade vivida pela família de ambos.

A história apesar de bem simples é bonita e tocante, nos faz relembrar as brincadeiras de criança e refletir sobre temas universais. Tanto o livro quanto o filme são cheio de detalhes subliminares, onde você pode tirar várias interpretações.

Segue neste link a verdadeira história por trás do livro (arquivo PDF em inglês) que me cativou tanto.

''Mas depois que o cavaleiro ficasse lá por algum tempo, e estivesse mais forte, era preciso que seguisse adiante. (...) Agora era a hora de ele seguir em frente, Leslie não estava mais ali, então Jess tinha que continuar pelos dois. Era a vez dele devolver ao mundo, em beleza e carinho, o que Leslie lhe emprestara em visão e força.''



2 comentários:

  1. Eu já conhecia a verdadeira história por trás do livro, mas esse pdf me caticou ainda mais. Nunca tinha visto uma fotografia da Lisa Hill, só sabia como ela era pela descrição do livro. Obrigado por ter me dado esse prazer. Banzai!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir