sexta-feira, 17 de julho de 2015

''A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA'', DE WASHINGTON IRVINE

Título original: The Legend of Sleepy Hallow
Ano de lançamento original: 1820
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Tradução por: Santiago Nazarian
Número de páginas: 66
Editora no Brasil: LeYa

''A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça'' se passa por volta de 1790, numa vila afasta de Nova York chamada Sleepy Hallow. Lá conhecemos o professor Ichabod Crane, um homem magro, supersticioso e de boa lábia que está tentando chamar a atenção da jovem e bela Katrina Van Tassel, filha de um fazendeiro rico da região. Mas Ichabod não é o único a encantar pela jovem donzela, já que o valente e forte Abraham "Brom Bones" Van Brunt também está disputando a mão da jovem. Quando Crane deixa uma festa na casa dos Van Tassel numa noite de outono, é perseguido pelo "Cavaleiro sem Cabeça", um suposto fantasma de um soldado "Hesseno" (germânico) que tinha tido a cabeça arrancada por uma bala de canhão durante uma "batalha sem nome" da Revolução Americana.

Contar mais do que isso, seria estragar o enredo do livro, já que o mesmo possui apenas 66 páginas (na edição brasileira). Eu realmente estava esperando um conto muito mais detalhado.

Ao longo dos anos, o livro foi adaptado de diversas formas para a TV, cinema e teatros, mas acredito que a versão mais fiel ao livro seja a animação da Disney (sim da Disney!) lançada no final de 1949 chamada ''Ichabod e o Sr. Sapo''. Eu li o livro com essa animação em mente, pois ela parece seguir linha por linha do livro de Irvine. Outra adaptação conhecida no cinema (talvez a mais conhecida) seja o filme de 1999 do diretor Tim Burton estrelado por Johnny Depp e Christina Ricci. Particularmente, eu prefiro a versão cinematográfica (de 1999) do que a própria obra escrita, já que a versão de Burton trás muitos detalhes que não aparecem no livro, tal como a própria origem do Cavaleiro Sem Cabeça.

Essa edição ilustrada da LeYa lançada em 2011 trás belíssimas artes de Walter Pax, que se assemelham (e muito) com o visual do filme de Tim Burton. Fica a dica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário