sexta-feira, 31 de julho de 2015

''O TEOREMA KATHERINE'', DO JOHN GREEN

Título original: An Abundance of Katherines
Ano de lançamento original: 2006
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Tradução por: Renata Pettengill
Número de páginas: 302
Editora no Brasil: Intrínseca

Neste livro do autor John Green (conhecido por seus famosos livros young adults) conhecemos o Colin, um jovem nerd que sabe vários idiomas, participa de acampamentos de estudos e até de programas para jovens superdotados (já repararam como a maioria dos protagonistas do John Green tem quase o mesmo perfil? são todos nerds!). E ao longo da vida - sua jovem vida, na verdade - ele namorou nada menos que 19 Katherines, sim, DEZENOVE! Mas elas não poderiam ser Caterines, Katerines, Catherines ou Kattherines... elas precisavam ser K-A-T-H-E-R-I-N-E-S. E todas elas terminaram com ele!

Apesar de Colin ser um rapaz muito estudioso ele se cobra muito por isso. Ele está disposto a ser o melhor. Até que num belo dia, ele, e seu melhor amigo Hassan decidem cair na estrada e fazer uma road trip para ''respirar novos ares''. Porém, essa road trip acaba não acontecendo, já que Colin e Hassan acabam parando logo na primeira cidade, onde eles conhecem a Lindsey, cuja a mãe possui uma fabrica ali nas redondezas e acaba arrumando um trabalho temporário para os rapazes.

Enquanto Colin está nessa cidadezinha rural ele começa a desenvolver um teorema (baseado em suas experiências com todas as dezenove Katherines) capaz que prever quando os relacionamentos vão terminar. Acreditem ou não, mas este teorema existe de verdade! e ele está presente nos apêndices do livro.



Os personagens de ''O Teorema Katherine'', assim como todos os livros do autor, são muito cativantes. E é inevitável você se lembrar de uma coisinha ou outra presente nos outros livros do Green. Como já mencionado acima, o protagonista mais uma vez é um jovem nerd que tem medo de ser esquecido, aí ele conhece uma garota que passa o livro tentando mudar seu ponto de vista. Infelizmente ''O teorema Katherine'' foi o livro que eu menos gostei do John Green - não que ele seja ruim - mas, na verdade, poucas coisas acontecem neste livro, acredito que muita coisa teria de ser alterada para o livro ganhar as telas de cinemas, por ''problemas'' no ritmo.

Se você é fã do autor, recomendo a leitura, mate sua curiosidade e prometo que apesar dos altos e baixos a histórias tem seus momentos divertidos.

''Estávamos na rua Giddings e a neve fazia ficar tudo tão silencioso... Eu não conseguia ouvir mais nada no mundo além de você. E, naquele momento, estava tão frio e tão silencioso... E eu te amava tanto. Agora está calor e muito quieto de novo. E eu ainda te amo.''




Nenhum comentário:

Postar um comentário