Título original: Roverandom
Ano de lançamento: 1998
Ano de lançamento no Brasil: 2002
Número de páginas: 127
Tradução por: Waldéa Barcellos
Editora: Martins Fontes
''Roverandom'' é aquele tipo de livro que você consegue ler um apenas um dia. Com uma escrita bem simples, Tolkien nos conta as aventuras do cãozinho Rover por lugares mágicos - e embora a história aqui não se passe na Terra-Média, muito de sua cultura pode ser encontrada pelas páginas.
A história de ''Roverandom'' surgiu quando o professor Tolkien levou seus filhos para passar o fim de ano numa praia. Eis que seu filho mais novo, Michael, perdeu seu brinquedo de estimação (um cachorrinho preto e branco) no meio das dunas. Michael ficou arrasado com a perda de seu brinquedinho favorito, então... tarde da noite, Tolkien colocou Michael na cama e lhe contou a seguinte história:
Rover era um cachorro que adorava sua família. Certo dia, enquanto brincava no jardim, ele se deparou com um mago, que pegou a bolinha de brinquedo do cachorro e decidiu levar consigo. Num acesso de raiva, Rover ataca o mago, rasgando parte de sua capa. E então... ele é transformado num brinquedo, posteriormente levado até uma vendinha na cidade.
Pouco tempo depois, um garotinho passa pela vitrine e chama o ''brinquedo'' Rover de ''muito real''. O garotinho então convence sua mãe a comprar o Rover, que é transportado até uma casa na praia. Na manhã seguinte, as crianças resolvem brincar na costa, e por um pequeno deslize, o ''brinquedo'' Rover acaba perdido entre as dunas.
Nessa praia, existia um poderoso mago da areia que logo notou a presença de Rover. Após uma conversa, Rover questiona o poderoso mago se sua forma real pode ser adquirida de alguma forma. Mas o mago diz que (para o desapontamento de Rover) que apenas o mago que lançou este feitiço pode desfaze-lo.
Então, com a ajuda de uma gaivota, o pequeno Rover parte numa jornada atrás do mago. Ele passa pelo lado escuro da lua onde conhece o Homem-Lua e sua cão alado também chamado de Rover, onde aprende muitas lições.
Rover também faz alguns amigos no fundo do mar durante sua jornada. ''Roverandom'' é um livro cheio de moral, recomendado para leitores de todas as idades. Originalmente enviado para sua editora nos anos 30, o livro só veio a ser publicado em 1998. A edição nacional de 2014 (Martins Fontes) vem repleta de ilustrações e uma ótima introdução que irá agradar todos os fãs do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário