Título original: Thirteen Reasons Why
Ano de lançamento original: 2007
Ano de lançamento no Brasil: 2009
Editora: Ática
Número de páginas: 254
Tradução por: José Augusto Lemos
Clay Jensen é um típico adolescente que acabou de chegar da escola. Na porta de sua casa ele encontra uma caixa de sapato velha. Dentro dessa caixa existe 7 fitas cassete. Elas foram enviadas por Hannah (sua paixonite). Hannah agora está morta.
Para Clay, as fitas cassete gravadas por Hannah Baker não tem nada haver com ele. Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela. Só que... a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessas fitas - e que ele, de alguma maneira, é responsável por sua morte.
Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugada afora pelas ruas da cidade... e o que Clay irá descobrir mudará sua vida para sempre.
''Os 13 Porquês'' tem um ritmo muito bom de leitura - aquele tipo de livro que você consegue ler em um final de semana. Cada capítulo é o equivalente a um lado das fitas cassete, e mescla os momentos do Clay, com a voz e os pensamentos de Hannah (já morta). Através das fitas, Clay vai descobrindo aos poucos os treze motivos que levaram Hannah a cometer suicídio.
Contar MAIS DO QUE ISSO seria entregar SPOILERS. Este livro estava no topo da minha ''wish list'', já que ele sempre aparece nas listas de ''os livros mais tristes que já li na vida'', mas confesso que... pelo tanto que me falaram a respeito do livro pensei que o final seria bem mais impactante. Pois, a partir do momento que você descobre o motivo do Clay estar recebendo as fitas a narrativa se torna um pouco arrastada.
Recentemente foi anunciado que a Netflix comprou os direitos do livro para transformar em série de TV. A série será produzida e protagonista pela cantora Selena Gomez, mas ainda não possui previsão de estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário