Título original: Wonder
Ano de lançamento: 2012
Número de páginas: 318
Editora no Brasil: Intrínseca
August Pullman é um menino de dez anos de idade que nasceu com uma deformidade no rosto. Ao longo dos anos ele passou por diversas cirurgias e algumas complicações médicas. Por causa disso, August nunca frequentou a escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser o aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Quando Auggie está prestes a entrar na quinta série, seus pais decidem que está na hora dele frequentar uma escola ''de verdade''...
Pouco antes de começarem as aulas o diretor da escola convida Auggie e a mãe para fazerem um tour pelo local e convida alguns alunos para dar as boas vindas ao August. Enquanto o diretor fica ali batendo um papo com a mãe do nosso protagonista, este resolve dar uma volta pelos corredores com seus novos colegas. E desde aquele momento as outras crianças o enchem de perguntas do tipo ''o que aconteceu com o seu rosto?'' ''você sofreu um acidente?'' ''você sobreviveu à um incêndio?''. Mas, mesmo se sentindo meio acanhado pelos novos colegas, Auggie decide frequentar a escola.
''QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL'' - Preceito de Setembro.
Então, este livro vai narrar um ano na vida da Auggie nessa escola e em alguns momentos irá focar no ponto de vista de outros personagens que estão convivendo com ele ao redor. Uma das coisas mais bacanas de ''Extraordinário'' é um dos professor do Auggie que todo mês cria um ''preceito'' para os alunos refletirem e eles geralmente são inspirados em livros, letras de músicas e por aí vai.
''Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que nos dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nos. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra aos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construiam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas tem de você. Por isso nossos feitos são monumentos. Construidos com memórias ao invés de pedras.''
Vale lembrar que... ''Extraordinário'' é um livro infanto-juvenil ok? Voltado para o publico entre 10-15 anos. Mas, ainda sim, é uma história com valores universais. Recomendo o livro principalmente para aquelas crianças que querem sair um pouco da literatura mais infantil e entrar de vez no infanto-juvenil. É uma leitura bem fácil, rápida e que com toda certeza irá te acrescentar alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário