Título original: Paper Towns
Ano de lançamento: 2009
Número de páginas: 366
Editora no Brasil: Intrínseca
''Cidades de Papel'' é o quarto romance do autor John Green (mais conhecido pelo sucesso A Culpa É Das Estrelas) lançado em 2009, mas só chegou ao Brasil em 2013. Assim como todos os livros do autor, este é mais um young adult que tem um nerd como protagonista.
''Na minha opinião, todo mundo tem seu milagre. Por exemplo, muito provavelmente eu nunca vou ser atingido por um raio, nem ganhar um prêmio Nobel, nem ter um câncer terminal de ouvido. Mas, se você levar em conta todos os eventos improváveis, é possível que pelo menos um deles vá acontecer a cada um de nós. Eu poderia ter presenciado uma chuva de sapos. Poderia ter me casado com a rainha da Inglaterra ou sobrevivido meses a deriva no mar. Mas meu milagre foi o seguinte: de todas as casas em todos os condados da Flórida, eu era vizinho de MARGO ROTH SPIEGELMAN.''
''Cidade de Papel'' vai nos contar a história do Quentin, que está no último ano do ensino médio e não tem grandes planos para o futuro. Desde criança ele foi vizinho e amigo de Margo, por quem tem uma paixão platônica, mas com o passar dos anos eles acabaram se distanciando, a não ser por alguns encontros nos corredores da escola. A vida de Margo é um conjunto de aventuras épicas, ela era uma lenda viva.
Numa bela noite, Margo aparece na janela do quarto de Quentin e diz que precisa do carro emprestado, pois ela precisa fazer nove coisas naquela noite. Ainda encantado pelo espírito livre de Margo, Quentin se vê obrigado a obedecer todas as suas regras enquanto ela realiza suas ''tarefas'' pelos quatro cantos da cidade.
'' - Parece que meu coração vai explodir.
- É assim que você deveria se sentir o tempo todo.
- A vista aqui é linda!
- É como uma cidade de papel. Com casas e pessoas de papel. De perto tudo fica mais feio.''
Depois de passar uma noite de aventuras com Margo pelo subúrbio da Flórida, Quentin acredita que o Dia Seguinte será diferente, que ele e Margo vão andar pelos corredores da escola de mãos dadas e tudo vai voltar a ser como antigamente, quando eles ainda eram amigos. O que Q. não esperava era que Margo aprontou mais uma! Ela não foi vista no dia seguinte, seus colegas não a viram. Margo estava desaparecida! Mas ela deixou pistas, pistas pelas ''cidades de papel'' que irá levar Q. numa jornada pelos Estados Unidos em busca de sua paixão. O que Q. não esperava era que nessa jornada ele iria encontrar vários lados de Margo - e vários lados de sí mesmo.
''A Margo adorava mistérios. Vai ver ela gostava tanto deles, que acabou virando um.''
''Cidades de Papel'' é uma leitura bem gostosa para o final de semana, ele tem todos os ingredientes dos livros young adults do John Green e em breve ganhará uma adaptação para os cinemas, com o lançamento previsto para o dia 31 de Julho de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário