quarta-feira, 29 de abril de 2015

''A DANÇA DOS DRAGÕES'', DE GEORGE R.R. MARTIN

Título original: A Dance with Dragons
Ano de lançamento original: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Número de páginas: 872
Editora no Brasil: Leya

Dando continuidade a saga ''As Crônicas de Gelo e Fogo'', ''A Dança dos Dragões'' é o quinto livro da série, embora grande parte de sua história acontece em paralelo ao quarto livro, ''O Festim dos Corvos'', ainda que os acontecimentos de ambos livros se ''encontrem'' no final.  

Todos os personagens que estiveram ''ausentes'' no último livro, estão de volta com força total neste quinto volume!!!

Na Muralha Jon Snow foi eleito o 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, após serem salvos pelos guerreiros de Stannis, mas Jon tem inimigos dentro da própria Patrulha e além dela. Ele então decide guarnecer os castelos abandonados ao longo da Muralha e acaba ganhando o respeito de Lorde Stannis. Enquanto isso, Melissandre - a sacerdotisa Vermelha tenta converter os selvagens para a religião do Senhor da Luz, R'hllor. Mas as coisas começam a sair de controle, quando outros membros da Patrulha da Noite começam a chamar Jon de ''bastardo vira-casada'', pois abrigar os selvagens dentro da Muralha vai contra as regras da Patrulha.

Enquanto isso, muito ao norte da Muralha, a busca de Bran Stark pelo Corvo de Três Olhos o leva para uma caverna secreta onde vivem os últimos Filhos da Floresta, os místicos habitantes originais de Westeros. Bran, Hodor e os Reeds se refugiam na caverna e encontram o Corvo de Três Olhos, que os Filhos chamam de Último Vidente Verde.

 A Guerra dos Cinco Reis em Westeros terminou, mas o conflito com os Lannisters (e seus aliados traidores Boltons e Freys) está entrando em uma nova fase.  No Norte, o rei Stannis Baratheon se instalou na Muralha e pretende conquistar o apoio dos nortenhos. Isso é complicado pelo fato de que os Lannisters nomearam Roose Bolton (leal aos Lannister depois do Casamento Vermelho) como Protetor do Norte, e grande parte da costa ocidental está ocupada pelos homens de ferro.

 Os Karstarks aconselham Stannis a marchar contra o Castelo do Pavor, sede dos Boltons, que só está sendo defendida por uma pequena guarnição, mas na verdade eles estão aliados secretamente aos Boltons e querem atrair Stannis para uma armadilha. Stannis no entanto segue a recomendação de Jon Snow e pede ajuda às tribos das montanhas do Norte, indo a seguir capturar Bosque Profundo de Asha Greyjoy, além de capturá-la.

Enquanto isso, além do Mar Estreito, o anão Tyrion segue viagem pelas Cidades Livres na esperança de um encontro com Daenerys Targaryen, a Mãe dos Dragões - que passa boa parte deste volume buscando a paz nas muralhas de Mereen, já que novos inimigos - os Filhos da Harpia - estão cometendo vários assassinatos pelas ruas da cidade. Alguns novos personagens se juntam ao núcleo de Dany, incluindo um novo pretendente e amante, enquanto seu povo pede para que as Arenas de Lutam sejam reabertas.

Arya Stark continua seu treinamento na Casa do Branco e Preto, na tentativa de se tornar um ''ninguém sem rosto''. Mas para se tornar esse novo ''ninguém'', Arya terá de deixar para trás várias coisas valiosas. Será que ela estará disposta a pagar o preço?

Em Porot Real, a Rainha Cersei Lanniste passa pos maus bocados. Aprisionada no Grande Septo de Baelor após confessar seus pecados, a rainha só sairá de lá se concordar passar pela Caminhada da Penitência, o que machucaria e muito seu orgulho.

''A Dança dos Dragões'' concorreu ao prêmio Hugo de ''melhor romance'' em 2012, este possui um ritmo mais ágil que seu antecessor, talvez pelo fato de que os personagens mais importantes estarem presentes neste volume, tornando um dos livros mais importantes da saga. Seu epílogo deixa eu ótimo gancho para o sexto livro da série, ''Os Ventos de Inverno'' que ainda não possui data de lançamento.





segunda-feira, 13 de abril de 2015

''EXTRAORDINÁRIO'', DA R.J. PALACIO

Título original: Wonder
Ano de lançamento: 2012
Número de páginas: 318
Editora no Brasil: Intrínseca

August Pullman é um menino de dez anos de idade que nasceu com uma deformidade no rosto. Ao longo dos anos ele passou por diversas cirurgias e algumas complicações médicas. Por causa disso, August nunca frequentou a escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser o aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Quando Auggie está prestes a entrar na quinta série, seus pais decidem que está na hora dele frequentar uma escola ''de verdade''...

Pouco antes de começarem as aulas o diretor da escola convida Auggie e a mãe para fazerem um tour pelo local e convida alguns alunos para dar as boas vindas ao August. Enquanto o diretor fica ali batendo um papo com a mãe do nosso protagonista, este resolve dar uma volta pelos corredores com seus novos colegas. E desde aquele momento as outras crianças o enchem de perguntas do tipo ''o que aconteceu com o seu rosto?'' ''você sofreu um acidente?'' ''você sobreviveu à um incêndio?''. Mas, mesmo se sentindo meio acanhado pelos novos colegas, Auggie decide frequentar a escola.

''QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL'' - Preceito de Setembro. 

Então, este livro vai narrar um ano na vida da Auggie nessa escola e em alguns momentos irá focar no ponto de vista de outros personagens que estão convivendo com ele ao redor. Uma das coisas mais bacanas de ''Extraordinário'' é um dos professor do Auggie que todo mês cria um ''preceito'' para os alunos refletirem e eles geralmente são inspirados em livros, letras de músicas e por aí vai.

''Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que nos dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nos. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra aos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construiam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas tem de você. Por isso nossos feitos são monumentos. Construidos com memórias ao invés de pedras.''

Vale lembrar que... ''Extraordinário'' é um livro infanto-juvenil ok? Voltado para o publico entre 10-15 anos. Mas, ainda sim, é uma história com valores universais. Recomendo o livro principalmente para aquelas crianças que querem sair um pouco da literatura mais infantil e entrar de vez no infanto-juvenil. É uma leitura bem fácil, rápida e que com toda certeza irá te acrescentar alguma coisa.



quarta-feira, 1 de abril de 2015

''CIDADES DE PAPEL'', DO JOHN GREEN

Título original: Paper Towns
Ano de lançamento: 2009
Número de páginas: 366
Editora no Brasil: Intrínseca

''Cidades de Papel'' é o quarto romance do autor John Green (mais conhecido pelo sucesso A Culpa É Das Estrelas) lançado em 2009, mas só chegou ao Brasil em 2013. Assim como todos os livros do autor, este é mais um young adult que tem um nerd como protagonista.

''Na minha opinião, todo mundo tem seu milagre. Por exemplo, muito provavelmente eu nunca vou ser atingido por um raio, nem ganhar um prêmio Nobel, nem ter um câncer terminal de ouvido. Mas, se você levar em conta todos os eventos improváveis, é possível que pelo menos um deles vá acontecer a cada um de nós. Eu poderia ter presenciado uma chuva de sapos. Poderia ter me casado com a rainha da Inglaterra ou sobrevivido meses a deriva no mar. Mas meu milagre foi o seguinte: de todas as casas em todos os condados da Flórida, eu era vizinho de MARGO ROTH SPIEGELMAN.''

''Cidade de Papel'' vai nos contar a história do Quentin, que está no último ano do ensino médio e não tem grandes planos para o futuro. Desde criança ele foi vizinho e amigo de Margo, por quem tem uma paixão platônica, mas com o passar dos anos eles acabaram se distanciando, a não ser por alguns encontros nos corredores da escola. A vida de Margo é um conjunto de aventuras épicas, ela era uma lenda viva.

Numa bela noite, Margo aparece na janela do quarto de Quentin e diz que precisa do carro emprestado, pois ela precisa fazer nove coisas naquela noite. Ainda encantado pelo espírito livre de Margo, Quentin se vê obrigado a obedecer todas as suas regras enquanto ela realiza suas ''tarefas'' pelos quatro cantos da cidade.

'' - Parece que meu coração vai explodir.
- É assim que você deveria se sentir o tempo todo.
- A vista aqui é linda!
- É como uma cidade de papel. Com casas e pessoas de papel. De perto tudo fica mais feio.''

Depois de passar uma noite de aventuras com Margo pelo subúrbio da Flórida, Quentin acredita que o Dia Seguinte será diferente, que ele e Margo vão andar pelos corredores da escola de mãos dadas e tudo vai voltar a ser como antigamente, quando eles ainda eram amigos. O que Q. não esperava era que Margo aprontou mais uma! Ela não foi vista no dia seguinte, seus colegas não a viram. Margo estava desaparecida! Mas ela deixou pistas, pistas pelas ''cidades de papel'' que irá levar Q. numa jornada pelos Estados Unidos em busca de sua paixão. O que Q. não esperava era que nessa jornada ele iria encontrar vários lados de Margo - e vários lados de sí mesmo.

''A Margo adorava mistérios. Vai ver ela gostava tanto deles, que acabou virando um.''

''Cidades de Papel'' é uma leitura bem gostosa para o final de semana, ele tem todos os ingredientes dos livros young adults do John Green e em breve ganhará uma adaptação para os cinemas, com o lançamento previsto para o dia 31 de Julho de 2015.