domingo, 28 de dezembro de 2014

''O SOBRINHO DO MAGO'', DE C.S.LEWIS


 Título original: The Magician's Nephew
 Número de páginas: 184
 Editora no Brasil: Wmf Martins Fontes
 Ano de lançamento original: 1955



Embora ''O Sobrinho do Mago'' não tenha sido o primeiro livro da série ''As Crônicas de Nárnia'' a ser lançado, ele relata os acontecimentos bem antes de ''O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa''. O livro foi publicado originalmente em 1955.

Nesse primeiro volume somos apresentados ao menino Digory e sua vizinha Polly, que numa tarde decidem explorar o sótão das casas de sua rua e sem querer acabam indo parar na misteriosa sala do Tio André (tio do Digory). Lá as crianças descobrem que o Tio anda fazendo experimentos com anéis mágicos que transportam pessoas/objetos para outros mundos. Após uma ''emboscada'' o Tio acaba enviando essas duas crianças para outro mundo, já que ele mesmo não tem coragem de ir, devido a sua idade. Sendo assim, Digory e Polly acabam indo parar no Bosque Entre Dois Mundos, uma floresta extremamente silenciosa onde existem vários lagos. Dentro de cada lago existe uma passagem para vários outros mundos. As crianças acabam indo parar num mundo em ruínas chamado Charn onde sem querer acabam ''despertando'' Jadis, a Feiticeira Branca e a levando consigo de volta para seu mundo, em Londres. Depois da Feiticeira causar um tumulto pelas ruas da cidade, ela, as crianças e o Tio acabam indo parar num mundo ''vazio'', na tentativa de levar a Feiticeira de volta. Chegando nesse mundo vazio, eles veem a imagem de um Leão cantando, essa música aos poucos, começa a se transformar no reino de Nárnia... 





Me arrisco a dizer que dos sete livros sobre ''Nárnia'', ''O Sobrinho do Mago'' é um dos melhores, por nos apresentar de forma simples e direta a criação desse mundo. C.S.Lewis escreveu os livros de forma bem simples, em forma de crônicas, principalmente destinado as crianças, mas que acaba sendo muito mágico para os adultos também. A religião, que sempre esteve presente em suas obras parece ganhar mais destaque nesse primeiro volume, já que existem grandes semelhanças com o livro de ''Gênesis'', pois temas como a criação, o pecado original, a fruta proibida e a tentação, ficam claros no enredo da história.




RECOMENDO a leitura para quem gostou dos filmes e quer se aprofundar mais na história, comecem pelo ''O Sobrinho do Mago'' e descubram mais sobre a criação desse universo, sobre o reino de onde surgiu a Feiticeira, sobre o porque existe um lampião no meio da floresta e de onde surgiu o Guarda-Roupa.

4 comentários:

  1. Finalmente meu amigo, mais um espaço para você expor essa sua mente brilhante. Sucesso garantido <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse livro, é uma leitura fácil e prazerosa. Espero que seja adaptado para os cinemas, ou quem sabe para uma minissérie.

    ResponderExcluir