sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

''O APRENDIZ'', DO JOSEPH DELANEY

Título original: The Spook's Apprentice
Ano de lançamento: 2004
Número de páginas: 222
Editora no Brasil: Bertrand Brasil

''O Aprendiz'' é o primeiro volume de uma série chamada ''As Aventuras do Caça-Feitiço'' que começou a ser publicada nos EUA em 2004. Se não me engano lá nos Estados Unidos a série já está no volume 13 e aqui no Brasil estamos no livro 8 - por enquanto. A editora Bertrand Brasil fez uma capinha bem caprichada para o livro, meio couro em relevo. Ficou bem bacana!

O livro vai nos contar sobre a vida do Thomas Ward, ele é um sétimo filho, de um sétimo filho e quando ele faz treze anos recebe a visita de um Caça-Feitço que o convida para sair de sua vida monótona na fazenda para se tornar seu aprendiz. Esse primeiro livro acompanha os primeiros passos do treinamento do jovem Tom por algumas cidades próximas ao vilarejo onde ele mora. E o coitado acaba passando por maus bocados que irão testar sua coragem - e isso inclui passar uma noite numa casa mal assombrada, visitar florestas escuras e caçar trasgos e bruxas. E sempre lembrando do mais importante: nunca confie numa garota que usa sapatos de bico fino.
Este sendo o Livro Um ele acaba se tornando um livro de introdução para este ''universo'', então, a trama de ''O Aprendiz'' pode parecer bem infanto-juvenil, mas a série tem tudo para amadurecer nos próximos volumes. O autor narra de forma fácil, rápida e direta os acontecimentos, me arrisco até a dizer que vale a pena arriscar ler este livro em seu idioma original.

Em março de 2015, a ''Universal'' irá lançar o filme ''O Sétimo Filho'', que irá adaptar os primeiros livros da série para as telas de cinema. Então, que tal começar a ler a série antes de assistir ao filme?

domingo, 15 de fevereiro de 2015

''COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ'', DA JOJO MOYES

Título original: Me Before You
Ano de lançamento: 2012
Número de páginas: 318
Editora no Brasil: Intrínseca

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã, a mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Com uma escrita simples e tocante, a autora Jojo Moyes nos guia para dentro dessa relação inusitada entre Will e Lou. Quem vê essa capa toda cor-de-rosa do livro não imagina que em suas páginas existem grandes questões sobre vida, morte, perdão e recomeço. Recomendo a leitura para os apaixonados de plantão ou mesmo para aqueles leitores que estão em busca de um recomeço. Preparem as lágrimas para o final.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

''CINQUENTA TONS DE CINZA'', DA E.L.JAMES

Título original: Fifty Shades of Grey
Número de péginas: 455
Ano de lançamento: 2012
Editora no Brasil: Intrínseca 

Anastasia Steele é uma jovem estudante de literatura que nunca teve um relacionamento. Quando ela entrevista o bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que se sente atraída pelo Sr. Grey. Incapaz de resistir a beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
A primeira coisa que vocês precisam saber antes de começar a ler a Trilogia ''Cinquenta Tons de Cinza'' é que (fora o conteúdo adulto), a autora nada mais criou (primeiramente) uma fanfic sobre a Saga Crepúsculo contendo cenas de sexo explícitas. Ela postou na Internet em meados de 2010 essa fanfic, antes chamada de ''The Master of the Universe''. Após um grande número de visualizações online, a autora E.L.James passou a chamar a atenção das editoras britânicas. Após mudar o título e alguns detalhes de sua fanfic de sucesso, a autora lançou o primeiro volume de ''Cinquenta Tons de Cinza'' no mercado em 2011, vendendo mais de 10 milhões de exemplares nas primeiras seis semanas.

Ao redor do mundo, a Trilogia ''Cinquenta Tons de Cinza'' já vendeu mais de quarenta milhões de cópias vendidas, sendo traduzida para quarenta e sete países.
Considerado por muitos como um ''pornô para mamães'', o livro acompanha o relacionamento de Ana e Christian em meio ao sadomasoquismo - assunto um tanto quanto polêmico. Mas no meio desse mundo de amarras e acoites, Ana tenta encontrar um lado do Sr.Grey que a faça entender o motivo dele ter escolhido esse modo de vida sexual.



domingo, 1 de fevereiro de 2015

''A TEORIA DE TUDO'', DE JANE HAWKING

Título original: Travelling To Infinity: My Life With Stephen
Número de páginas: 447
Ano de lançamento: 2007
Editora no Brasil: Única Editora/Editora Gente

Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos - entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen Hawking.

Narrado pelo ponto de vista de Jane (que foi casada com Stephen por 25 anos) - ''A Teoria de Tudo'' nos leva para um relato íntimo da vida de Stephen, que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos de idade, enquanto ele conhecia a jovem e tímida Jane - Hawking acabou superando todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher.
O livro acompanha a vida desse casal ao longo dos anos - mostrando a felicidade e a dificuldade desse relacionamento. Apesar de ser muito bem escrito, ''A Teoria de Tudo'' deve ser lido aos poucos, pois devido ao seu incrível número de detalhes e acontecimentos, pode acabar deixando a leitura bem cansativa. Então, não tenha pressa!

O filme inspirado no livro foi lançado no Brasil no dia 15 de Janeiro de 2015 - estrelado pelos ótimos Eddie Redmayne e Felicity Jones na pele do casal Stephen e Jane, papel este que acabou lhes rendendo a indicação ao Oscar de ''Melhor Ator'' e ''Melhor Atriz''. O longa, dirigido pelo James Marsh ''enxuga'' boa parte dos acontecimentos presentes no livro, e foca no relacionamento do casal - mesmo que de forma mais leve se comparado aos eventos do livro. Alguns acontecimentos também foram levemente alterados, mas nada que atrapalhe no desenvolvimento do longa, que está concorrendo ao Oscar de ''Melhor Filme do Ano''. Minha dica é: assistam ao filme e se vocês se interessarem leiam o livro, onde vão encontrar infinitos detalhes da vida desse casal inspirador.